Novos rumos para a Cecresp
Participantes da 37ª. AGE e da 34ª. AGO aprovam as propostas estratégicas da nova diretoria
O compromisso com o futuro no cooperativismo passa necessariamente pela participação efetiva dos membros das organizações. A força do sistema está na oportunidade de dar voz e voto aos cooperados e a 37ª. AGE (Assembleia Geral Extraordinária) e a 34ª. AGO (Assembleia Geral Ordinária), realizadas no mês de abril (dia 30) pelo Sicoob Central Cecresp, estão entre aqueles momentos da instituição que ficarão para a história. Uma das principais decisões durante a reunião realizada no Quality Resort & Convention Center Itupeva, em Itupeva (SP), foi a aprovação do orçamento para o período de janeiro de 2019 a dezembro do mesmo ano, com 97% dos votos.
A decisão corrobora para os planos apresentados pela nova gestão para os próximos anos da Central, que estão estabelecidos em 14 projetos priorizados, e tendo o Centro de Serviços Compartilhados como o principal indutor das mudanças vislumbradas para a Cecresp. Com o objetivo estratégico de fomentar a intercooperação, a proposta traz grandes benefícios para as associadas. “Buscamos fazer uma apresentação mais aprofundada para demonstrar, de maneira cabal, as teses apresentadas no pleito eleitoral”, explica o Coronel Hudson Camilli, presidente do Conselho de Administração do Sicoob Central Cecresp.
O fortalecimento da Central ocorrerá pela ampliação da prestação de serviços para as singulares e também para outras organizações cooperativistas e tradicionais. As associadas poderão se fortalecer focando no próprio negócio, fazendo a diferença em um mercado extremamente competitivo. “Os pilares de uma boa governança têm a transparência como referência”, ressalta o Coronel Camilli.
O Sicoob Central Cecresp passa por profundas transformações para, cada vez mais, se tornar referência para as suas associadas nas mais diversas necessidades administrativas e de gestão. “O nosso desafio é a oferta de serviços mais baratos para as cooperativas. Queremos que elas reduzam em 25% seus gastos com serviços”, ressalta o Coronel Roberval Ferreira França, diretor presidente da instituição. Por isso, durante a apresentação, os participantes da assembleia puderam conhecer passo a passo todo o planejamento estratégico da Central para os próximos anos (veja quadro).
Os planos apresentados pela nova gestão para os próximos anos estão alicerçados em 14 projetos priorizados, e tem o Centro de Serviços Compartilhados como o principal indutor das mudanças vislumbradas para a Cecresp
A 37ª. AGE e a 34ª. AGO contaram com a presença de 92 representantes de 50 cooperativas.
Para Antonio Carlos de Anchieta, presidente do Sicoob Coopercredi-SP, os projetos apresentados nas assembleias ressaltam o potencial que a Central e as cooperativas têm pela frente e que, com ajuste, será possível avançar mais rápido: “Foi conseguido graças ao trabalho dos técnicos da Central”.
Hercílio Antônio de Carvalho, presidente do Sicoob Crediacisc, lembrou que o cooperativismo exige participação e envolvimento para avançar: “Todos tivemos oportunidade de debater as propostas e votar de maneira transparente. Saímos mais fortalecidos para mais um ano de trabalho”.
Palestra aponta papel da inovação
As inovações estão provocando transformações profundas na sociedade, na indústria, no mercado, na maneira de se relacionar e de trabalhar. Esse foi o tema da palestra do professor Gil Giardelli, na abertura da AGEO. Ele traz no currículo atuação como professor nos cursos de Pós-Graduação e MBA na ESPM e CEO da Gaia Creaive, além de consultorias para empresas como Oracle Brasil, TAM, Novartis, Kodak, Hospital Israelita Albert Einstein, Toyota, entre outras.
Durante a palestra, Giardelli lembrou que vivenciamos uma nova economia, que até o momento não temos uma definição de como ela será denominada, mas ele traz algumas premissas para o sucesso no futuro. “Todos os países que investiram em inovação estão em pleno emprego”, apontou.