Um dos instrumentos de gestão, previsto nas legislações estaduais e na Lei Federal 9.433/97 é a cobrança pelo uso dos recursos hídricos. Seu objetivo é descentralizar a gestão dos recursos financeiros obtidos com a cobrança pelo uso dos recursos hídricos, de maneira que beneficiem diretamente suas regiões.
O Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (CBH-PCJ) foi criado em novembro de 1993, em seguida à promulgação da Lei Estadual paulista 7.663, de 1991, que normatiza a Política Estadual de Recursos Hídricos.
Em São Paulo, os comitês de bacia são organismos tripartites que funcionam como “parlamentos das águas” em suas regiões. Um terço de seus integrantes são indicados pelo Poder Executivo Estadual, um terço pelas prefeituras dos municípios que integram a bacia e um terço por entidades da sociedade civil: associações empresariais, sindicatos, Organizações Não-Governamentais (ONGs) e entidades profissionais. Os representantes da sociedade civil são eleitos periodicamente.
Já em Minas Gerais, a Lei Estadual 13.199/99 determina que os comitês de bacias sejam compostos por um quarto de representantes do Executivo Estadual, um quarto indicado pelas Prefeituras, um quarto pelos usuários dos recursos hídricos e um quarto por representantes da sociedade civil, também eleitos.
Os Comitês PCJ determinam a destinação dos recursos obtidos com a cobrança pelo uso das águas na região e, também, dos valores repassados pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos do Estado de São Paulo (Fehidro).
Câmaras técnicas criadas pelos comitês (ver ilustração na página 7) respondem por atividades em áreas específicas de atuação.
Ocorre que os comitês não têm personalidade jurídica e, portanto, não contam com CNPJ. Assim, para gerir os recursos financeiros é necessário criar entidades delegatárias que funcionem como secretarias executivas dos comitês.
A Lei Federal 10.881/04 autoriza a Agência Nacional das Águas (ANA) a firmar contratos de gestão com as agências de água para a gestão dos recursos dos respectivos comitês de bacia.
A Agência das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí é responsável pela gestão dos recursos financeiros na região das Bacias PCJ. S